Ubuntu, revisited

2009-09-13

Este site tem sido alojado nos últimos 4 anos num serviço prestado pela HostingPortugal. Não tenho razão especial de queixa, que não tem havido qualquer conflito. A única coisa que não gosto é do uso do Helm, como gestor de conta, mas dado que tinha escolhido uma conta Windows (para servir ASP.NET), não tive como fugir a ele. Versões mais recentes do painel parecem interessantes, mas mesmo assim deixa a desejar. Estou demasiado habituado a usar a interface do Windows Server para gerir, que aquilo acaba por saber a pouco. Também sou um “control freak” e por isso sinto a limitação.

Decidi então alojar localmente a minha página. Sei que há alguns riscos inerentes à mudança, e mesmo de capacidade de servir (com o volume de tráfego que tenho, não deve ser problemático). Estou a reabilitar uma máquina para servir esta função. Tenho um servidor Windows activo internamente, mas não quero que seja o web-server, pelo menos para já. Gostava de ter o webserver numa máquina separada, e neste caso, visto que a página actual é puramente PHP, vou experimentar um LAMP server, com base no Ubunto Server. Mais tarde, se não ficar satisfeito, sigo o caminho do Windows Server, mas é pouco provável.

Como é habitual quando inicio uma instalação no Linux, tendo a visitar um post antigo: Instalação de Ubuntu Server 8.10. Tem sido um guia base para introduzir um GUI nas edições de servidor, e que fica leve. Não é que a panóplia de aplicações presentes no Gnome ou KDE não sejam interessantes, mas não necessito de quase nada daquilo, e é escusado ocupar o espaço. O comando base usado foi:

sudo apt-get install xorg xfce4 gdm synaptic firefox ntfs-config thunar-volman

Neste caso adicionei o gdm para ter o login do gnome e permitir que algumas aplicações como o synaptic aparecessem correctamente nos menus. Também, adicionei 3 itens mencionados no blog Disambiguation, que são:

# xfce4-goodies (alguns add-ons uteis ao xfce)
# xfce4-mcs-plugins-extra (permite adicionar aplicações ao arranque)
# xfce4-taskmanager (permite ver as aplicações em execução, como no windows)

De seguida, para uma administração remota e web do servidor, instalei o Webmin, seguindo os passos em ubuntugeek.com:

` $ sudo aptitude install perl libnet-ssleay-perl openssl libauthen-pam-perl libpam-runtime libio-pty-perl libmd5-perl

O Webmin tem uma série de opções bastante interessantes, com a administração do server, das opções de rede na mesma (através da qual fixei o IP de rede interna do server), das diversas bases de dados, backups e cron jobs, até tem uma interface para a shell (se bem q uma ligação por SSH será mais eficiente, mas é bom, mesmo assim). Na verdade, com o Webmin, o desktop é praticamente desnecessário, nesta aplicação. Se realmente não for, eliminarei o passo numa futura instalação para este fim.

Agora resta transferir a instalação do WordPress para o server, e mapear o DNS e NAT como deve ser para apontar correctamente ao servidor LAMP.

ACTUALIZAÇÃO:
porque a estrutura de endereços no sourceforge sofreu uma alteração (penso eu), o endereço no comando wget é diferente. deve então experimentar:

wget http://switch.dl.sourceforge.net/sourceforge/webadmin/webmin/1.500/webmin_1.500_all.deb

ou ainda

wget http://dourceforge.net/projects/webadmin(files/webmin/1.500/webmin_1.500_all.deb/download