Santa Casa da Misericórdia da Murtosa

2007-04-05

Ontem fui buscar os negativos de um rolo de teste da Yashica. Realmente é muito engraçado. Como sempre, a focagem e o desfoque das médio formato são fantásticas – a lente de 80mm neste formato é extremamente funcional para o retrato.

Apesar da sua idade, a maquina é uma pela peça para trabalhar. Inicialmente tive dois problemas com ela – primeiro o fotómetro não funciona; segundo, o contador de frames está avariado. Enquanto o primeiro não é muito grave (desde que haja um fotómetro externo disponível, ou uma boa capacidade de adivinhar exposições), já o segundo torna-se problemático – fácil esquecer de avançar a película (por isso tive algumas duplas exposições) e não se sabe bem onde se está no correr da película. Calculei duas voltas e meia da roda e serviu (apesar de deixar bastante espaço entre frames). Depois de ter queimado um rolo verifiquei que o sistema de contagem até funciona, mas é preciso “rebobinar” o contador. Para o próximo rolo já sei.

Este rolo foi um NPS160 fora de prazo, e nem sequer tinha fotómetro (tive que adivinhar) mas foi divertido. Serviu para ter algum contacto simpático com os utentes da casa e preparar umas imagens para o novo site que está quase quase findado. Quando estiver pronto eu aviso 😀