Nostalgia…

2007-03-18

A skatada ontem na Torreira com o Sebolão fez-me recordar dum projecto antigo – a D-mag.

Já lá vão praticamente 5 anos que a revista digital foi criada. Foi a evolução da zine do projecto720. Visto na altura parecer impossível fazer uma edição em papel a cores, seguimos a opção mais inovadora que podíamos imaginar na altura – o CD-ROM.

Olhar para o trabalho feito naquela altura tem muita piáda. Ver o quão horrível era visualmente! Quer dizer, a experiência ainda considero muito boa – poder navegar pela revista página a página, com som, texto, imagem e vídeo à mistura. Funciona bem e ainda hoje há muitas publicações (online) que usam o conceito, como por exemplo a Encore que mencionei há uns posts atrás. Este no entanto era demasiado simples – HTML simples (sem flash.. se eu soubesse na altura o que sei hoje.. aí aí), sem efeitos nem “bling bling”… muiiiiiiiiiitttttoooooooo ghetto style em termos de produção. Ainda me lembro das pilhas de CDs que compramos para gravar em casa e o stencil do logo para marcar os cds… íncrivél né?


Não me recordo do nome do skater a mandar a manobra, mas lembro do momento posterior em que o Marco Roque mandou o nollie backside flip late front foot flip…

Foi nesta altura que tive o primeiro contacto sério com uma SLR. Uma grande parte da revista ainda foi feita com uma compacta (como estas do post). Lembro de ser nesta altura que comecei a fazer uma leitura mais séria sobre fotografia e técnica fotográfica. E as soluções ghetto e as artimanhas que se orientavam. E o skatepark da Murtosa, ali junto aos CTT.. (saudades… saudades…)


O actual campeão nacional Hélder Lima, há 5 anos atrás a dar feeble no campeonato amador em Vila Franca de Xira

A D-mag eventualmente evoluiu para a web (não conseguimos obter conteúdos suficientes e em condições para uma edição em CD completa e já tinhamos perdido dinheiro na primeira edição…) que mais tarde acabou por “morrer”. Tempos dificeis, mas valiosos.

Felizmente há evolução.