in Photography

Alguns livros novos…

Hoje recebi mais alguns livros que decidi adquirir, para utilizar num par de projectos pessoais em mão. São 4 ao todo:

Filmmaker’s Handbook, The: A Comprehensive Guide for the Digital Age



Este livro é uma autentica bíblia (actualizada – é a própria capa que a indica). Tem de tudo um pouco sobre produção de vídeo, incidindo essencialmente nos aspectos do equipamento – sistemas e cameras de vídeo e película, cor e filtragem, o processo de captura, a equipa, som, luz, pós produção… de tudo.

Este livro escolhi essencialmente para um “software sideproject” multipropósito. Pretendo um género de aplicação ao estilo do CeltX, mas web based, e com um workflow ligeiramente diferente. O CeltX é espectacular, mas há um ou outro inconveniente ligeiro, nomeadamente a de multíplos utilizadores trabalharem ao mesmo tempo. Possivelmente a versão estúdio resolve, mas não tenho a certeza. Porque também preciso que um colega meu estagiário se adapte a alguns métodos de trabalho, considerei este um óptimo projecto para realizar e aprender os aspectos web do .NET, e ainda a utilização e aplicação da DSL que tenho vindo a construir. É um muito em um… Se alguém estiver interessado num produto do género, recomendo o teste do CeltX. Se não servir, depois comunica ;).

Making Short Films: The Complete Guide from Script to Screen, Second Edition

Este está também ligado ao projecto do software, como referência, mas também no sentido de preparar projectos futuros.

The Storyboard Design Course: The Ultimate Guide for Artists, Directors, Producers and Scriptwriters


Este servirá não só para o projecto de software, ou um aspecto dele, como também para preparar um o mais recente projecto de vídeo clip nas mãos… Pelo que vi até agora, parece muito completo e uma excelente leitura e referencia, e uma sequência de lições a seguir.

E finalmente…

Light: Science and Magic: An Introduction to Photographic Lighting


Este é um livro que já estou há alguns anos para adquirir, e quem lê o Strobist conhece bem o porque. Tem sido considerado como uma das melhores referências na leitura sobre iluminação, e o pouco que vi até agora indica que será. Leitura simples e mais na base de “discussão” em vez de “palestra”.

Write a Comment

Comment

 

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.